Na última quarta-feira (19), o The Intercept Brasil publicou uma matéria acusando a emissora VV8 TV, de Valinhos, de ser uma plataforma de apoio a Josiel Gomes de Macedo, acusado de envolvimento nos atentados de 8 de janeiro. Segundo o The Intercept Brasil, a VV8 TV teria apoiado o exilado Josiel, que participou do programa "Debate Show", apresentado por Juninho Paes, e responsabilizou o veículo de comunicação pela perseguição e por sua demissão na Argentina.
A reportagem do The Intercept Brasil, no entanto, contém uma série de imprecisões e acusações infundadas contra a VV8 TV. A emissora - que claramente se posiciona como conservadora e de direita - foi acusada de ser "um dos principais pilares da estrutura de comunicação que apoia golpistas" e de promover uma programação alinhada ao "bolsonarismo" e à extrema-direita. O veículo também tentou associar a VV8 TV à disseminação de discursos radicais e golpistas, sem apresentar qualquer evidência concreta para sustentar suas alegações.
Após a publicação da reportagem, Juninho Paes, proprietário da VV8 TV, não se intimidou e reagiu publicamente. Paes reafirmou que a VV8 TV sempre teve um compromisso com a liberdade de expressão e com a pluralidade de ideias, e que a emissora jamais se curvaria a pressões externas ou tentativas de censura. "A VV8 TV sempre deu voz a todos os brasileiros, independentemente de cor, raça ou ideologia. Não nos curvamos a ameaças, tampouco as praticamos. O que vejo nesta reportagem do The Intercept Brasil é uma tentativa de intimidação contra nós da VV8 e contra os brasileiros que estão na Argentina, com documentação de asilado", afirmou Paes.
O proprietário da emissora também fez questão de destacar que, ao contrário do que foi insinuado pelo The Intercept Brasil, a VV8 TV sempre se manteve fiel a seu posicionamento ideológico. "O que me causa estranhamento é essa tentativa de 'carteirada' do Intercept Brasil. Ou será que querem pautar nossa emissora?", questionou Juninho Paes.
Tentativa de intimidação
O The Intercept Brasil entrou em contato com a VV8 TV, questionando os critérios para a participação de Josiel Gomes de Macedo no programa "Debate Show", e levantando dúvidas sobre a relação da emissora com grupos que apoiam foragidos. A emissora, no entanto, reafirmou sua postura de ser um canal aberto a todos os brasileiros, sem discriminação. Juninho Paes também mencionou que a VV8 TV não é seletiva e continuará a defender sua posição conservadora, sem abrir mão de seu compromisso com a liberdade de expressão.
A tentativa do The Intercept Brasil de pressionar e intimidar a emissora é um reflexo de uma postura cada vez mais comum entre aqueles que não respeitam a pluralidade de pensamento e buscam silenciar aqueles que têm um posicionamento diferente. Em uma clara tentativa de censura, o The Intercept Brasil questionou até mesmo se a VV8 TV havia exibido "pedidos de doações para foragidos".
Em resposta, Juninho Paes destacou: "Qualquer brasileiro, assim como vocês [The Intercept Brasil], pode entrar em contato conosco, via WhatsApp, para denunciar irregularidades. O que nos causa estranhamento é essa tentativa de 'carteirada'. A VV8 TV é de todos os brasileiros e jamais será seletiva. Continuaremos firmes em nossa missão de dar voz a todos, independentemente de ideologia."
A VV8 TV reafirma, mais uma vez, seu compromisso com a liberdade de expressão e a defesa de um Brasil democrático. A emissora informou que não se curvará a pressões e continuará seu trabalho de ser um canal de todos, com um espaço plural e democrático para os brasileiros se expressarem livremente.
Mín. 18° Máx. 27°