A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Valinhos notificou, nesta quarta-feira (16), o Valinhos Esporte Clube a se retirar do Estádio Municipal Eugênio Franceschini, o Campo do Bom Retiro. A falta de renovação da autorização para uso do espaço, por parte da Prefeitura, compromete a continuidade dos treinamentos e a participação das categorias de base do clube nas competições estaduais, prejudicando diretamente o sonho dos jovens atletas.
Segundo a Prefeitura, todas as cessões de uso de espaços públicos passarão por um processo de revisão. O clube valinhense só foi notificado nesta quarta-feira, dias antes da estreia dentro de casa.
Em busca de diálogo, o time de Valinhos foi à sede da Secretaria, no Parque Municipal, com a presença dos vereadores Fábio Damasceno e Kiko Beloni, além de representantes dos vereadores Alexandre Japa, Jairo Passos e Marcelo Yoshida. Pela Municipalidade, participaram o secretário de Esportes e Lazer, Renato Luiz de Souza, o secretário adjunto, Thiago Henrique da Silva, e o procurador-geral do município, Dr. Maximiliano Oliveira de Almeida.
A liberação do campo é uma exigência da Federação Paulista de Futebol (FPF), e sem esse documento, o Valinhos Esporte Clube corre o risco de ser automaticamente excluído do Campeonato Paulista. A possível desclassificação compromete meses de trabalho, treinos intensivos e a expectativa de centenas de jovens atletas do município. “São meses de treinamento e esforço que podem ser desperdiçados, impactando diretamente a trajetória esportiva de muitas crianças e adolescentes da cidade”, destacou a equipe técnica do Valinhos Esporte Clube.
Diante do impasse, os vereadores presentes se mostraram ativos em promover a resolução do impasse. O departamento jurídico do clube já avalia a melhor forma de garantir a permanência da equipe na competição frente à decisão arbitrária da Prefeitura.
Enquanto isso o clube tenta manter a programação prevista para o próximo sábado, 19 de abril, quando estão marcadas as estreias das equipes sub-15 e sub-17 no estadual. As partidas, previstas para acontecer no Campo do Bom Retiro, terão entrada gratuita e serão abertas ao público.
Indefinição para o fim de semana
O primeiro jogo em casa do Valinhos Esporte Clube está agendado para sábado (19), às 9h, com a equipe sub-15. Em seguida, às 11h, será a vez do sub-17 entrar em campo. Os confrontos são contra o Desportivo Brasil, da cidade de Porto Feliz, e integram uma rodada dupla que marca a segunda participação oficial do clube valinhense em competições estaduais com suas categorias de base.
Mín. 18° Máx. 27°