O Brasil enfrenta uma grave crise de violência contra a pessoa idosa. Nos primeiros três meses de 2025, o Disque 100 recebeu cerca de 250 mil denúncias relacionadas a violações de direitos da população idosa — uma média de quase 2.800 por dia. O número representa um aumento de 140% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas pouco mais de 103 mil ocorrências.
Esses dados, obtidos a partir da Base Aberta do Disque 100, escancaram uma realidade preocupante que desafia governos e a sociedade. Para conscientizar a população em relação aos tipos de violência contra a pessoa idosa, em Valinhos há a Lei Municipal nº 6.358/2022, de autoria do vereador Fábio Damasceno (REP) e que instituiu o Junho Violeta no calendário oficial da cidade.
Damasceno tem liderado iniciativas de combate e prevenção à violência contra a pessoa idosa por meio de ações educativas, mobilização popular e incentivo à denúncia. "É preciso romper o silêncio sobre um problema muitas vezes invisível. Respeito e cuidado é muito necessário com quem tanto já contribuiu pela nossa cidade", afirma o vereador.
Durante todo o mês de junho, a Lei 6.358/2022 estimula atividades como palestras, rodas de conversa, campanhas de conscientização, oficinas interativas e eventos comunitários. O objetivo é claro: promover o respeito, garantir os direitos da pessoa idosa e incentivar a denúncia de qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial ou por negligência. "Nosso objetivo é claro: conscientizar, mobilizar e proteger nossas pessoas idosas contra todo e qualquer tipo de violência", reforça Damasceno.
O símbolo da campanha é o laço violeta, que representa dignidade, sensibilidade e o compromisso da sociedade com o envelhecimento saudável e com os direitos da pessoa idosa.
Em Valinhos, o Junho Violeta conta com o envolvimento direto da Secretaria de Assistência Social, do Centro de Convivência do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso, que atua na formulação e monitoramento das políticas públicas voltadas à terceira idade. "Vamos juntos construir uma Valinhos mais justa, humana e acolhedora para todas as idades", conclui o vereador.
Damasceno também reforça a importância dos canais de denúncia como ferramenta de proteção: "Quem testemunhar ou suspeitar de maus-tratos a idosos deve denunciar".
Para denunciar casos de violência contra idosos em Valinhos, é recomendável entrar em contato com os seguintes canais:
Disque 100: Central de Atendimento à Criança, Adolescente e Idoso, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Casa dos Conselhos / Secretaria de Assistência Social de Valinhos: Rua Trinta e Um de Março, s/nº (Praça Anny Carolyne Bracalente), Vila Boa Esperança, Valinhos-SP, 13270-372. Telefone: (19) 3859-9191.
É importante ressaltar que a violência contra idosos é um problema sério e que a denúncia é fundamental para garantir a proteção e os direitos dessa população.
Mín. 12° Máx. 25°