A mais recente pesquisa Datafolha escancara os principais pontos de desgaste do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a inflação e a segurança pública. Em ambas as áreas, os eleitores consideram que Lula tem desempenho pior ao de Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor e provável adversário nas eleições de 2026.
De acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados acreditam que Lula está se saindo pior do que Bolsonaro no controle da inflação, um tema sensível para a população, especialmente em tempos de alta nos alimentos e combustíveis. Apenas 29% avaliam que o petista tem feito um trabalho superior nesse quesito.
Na segurança pública 46% dos entrevistados dizem que a situação piorou em comparação ao governo anterior. Apenas 29% veem melhora com Lula no comando e 22% consideram que não houve diferença significativa entre os dois presidentes.
A avaliação negativa se reflete também na percepção geral do governo. Segundo outro levantamento do Datafolha divulgado recentemente, Lula mantém apenas 28% de aprovação, enquanto 40% dos brasileiros consideram sua gestão ruim ou péssima.
A pesquisa mostra que embora o atual presidente tenha ligeira vantagem em temas como moradia e educação, falha nas áreas mais sensíveis do cotidiano da população, como o aumento do custo de vida e a violência nas ruas.
O Datafolha entrevistou 2.004 eleitores em 147 municípios nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Mín. 14° Máx. 24°